A importância do exercício físico.
A gravidez é um período especial na vida de uma mulher, em que o corpo passa por inúmeras alterações. Durante a gravidez, uma mulher saudável pode praticar actividade física (até ao ultimo trimestre), desde que já tenha praticado antes com regularidade.
A mulher grávida é uma pessoa sã que necessita de uma actividade física que se adapte às suas características especiais durante o período de gestação. Quando a prática de actividade física já é uma regularidade antes deste período de gestação, há mais vantagens, do que para as mulheres que só iniciam a prática neste período O exercício físico desenvolvido durante a gestação, deve apresentar algumas características entre as quais:
- a intensidade da actividade física deve ser regular e moderada, exercitando-se três a quatro vezes por semana 20 a 30 minutos;
- evitar actividades que cheguem a uma frequência cardíaca acima dos 140 bpm;
- deve-se elaborar um programa direccionado para o período gestacional em que se encontra a mulher grávida, oferecendo actividades centradas nas condições de saúde da gestante evitando a posição dorsal após o 1º trimestre (diminuição debito cardíaco), e praticar exercícios físicos de interesse e necessidade da mesma.
Os objectivos do exercício físico durante a gravidez são o melhoramento geral ou manutenção da forma física e o aumento da energia e da tonificação muscular que a ajudarão durante o parto. Com o exercício físico a circulação sanguínea aumenta levando a aliviar a tensão. O parto torna-se mais fácil e mais confortável se a mulher tiver um bom tónus muscular.
Os benefícios da prática de Exercício Físico
O exercício físico ajuda a futura mamã a melhorar a sua energia, agilidade, força e ajudá-la-ão a enfrentar o esforço extra imposto ao seu organismo pelas exigências da gravidez e do parto. O exercício físico na gravidez desde que dirigido correctamente pode oferecer à gestante os seguintes benefícios:
- Um menor ganho de peso e adiposidade materna; uma diminuição do risco de diabetes;
- a melhoria da capacidade aeróbia e da resistência muscular;
- o menor risco de parto prematuro e de complicações obstétricas;
- a melhoria das condições para o trabalho de parto;
- a diminuição da sensação de isolamento social, da ansiedade e do stress, aumentando a sensação de bem-estar, da auto-estima e da auto-confiança;
- a facilitação da recuperação pós-parto.
Fonte:familia.sapo.pt
Dicas Youtube
Roupas e acessórios
As gestantes podem e devem praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável.
Devido a muita falta de informação sobre o assunto, muitas mulheres suspendem a atividade física durante a gravidez. Mas isso é errado.
A prática de atividade física traz vários benefícios para as grávidas, entre eles a melhora das funções cardiovascular e aumento do tônus muscular. Também ajuda a reduzir tradicionais desconfortos que incomodam as gestantes, como prisão de ventre, formação de varizes, dores nas costas e inchaço nas pernas.
Entre os exercícios mais recomendados, podemos citar a natação e a hidroginástica, pois auxiliam na melhora da circulação sanguínea, fortalecem os músculos e aumentam a resistência.
É importante que seguir a orientação de um educador físico capacitado e ter o acompanhamento do médico.
O exercício bem orientado para as gestantes só trará benefícios.
Fonte:Menecucci treinamento personalizado
Video de Exercício para grávida 1
Video de Exercício para grávida 2
Video de Exercício para grávida 3
Fonte: Youtube