sexta-feira, fevereiro 17, 2012

*Carnaval


Sou evangélico, qual o problema em pular carnaval?

 

Alguns crentes em Jesus não vêem nenhum problema no Carnaval. Para eles, se não tiver azaração, pegação, bebidas e drogas, não existe nenhum mal desfrutar da festa de Momo, mesmo porque o que importa é a diversão. Segundo estes, o desfile na televisão é tão bonito! E outra coisa: Que mal tem se alegrar ao som dos sambas enredos do Rio de Janeiro?
Pois é, o que talvez estes crentes IGNOREM é a história, o significado e a mensagem do carnaval.
Ao estudarmos a origem do Carnaval, vemos que ele foi uma festa instituída para que as pessoas pudessem se regalar com comidas e orgias antes que chegasse o momento de consagração e jejum que precede a Páscoa, a Quaresma. Veja o que a The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 nos diz a respeito: “O Carnaval é uma celebração que combina desfiles, enfeites, festas folclóricas e comilança que é comumente mantido nos países católicos durante a semana que precede a Quaresma.
Carnaval, provavelmente vem da palavra latina “carnelevarium” (Eliminação da carne), tipicamente começa cedo no ano novo, geralmente no Epifânio, 6 de Janeiro, e termina em Fevereiro com a Mardi Gras na terça-feira da penitência (Shrove Tuesday).” (The Grolier Multimedia Encyclopedia).
“Provavelmente originário dos “Ritos da Fertilidade da Primavera Pagã”, o primeiro carnaval que se tem origem foi na Festa de Osiris no Egito, o evento que marca o recuo das águas do Nilo. Os Carnavais alcançaram o pico de distúrbio, desordem, excesso, orgia e desperdício, junto com a Bacchanalia Romana e a Saturnalia.
A Enciclopédia Grolier exemplifica muito bem o que é, na verdade, o carnaval. Uma festa pagã que os católicos tentaram mascarar para parecer com uma festa cristã. Os romanos adoravam comemorar com orgias, bebedices e glutonaria. A Bacchalia era a festa em homenagem a Baco, deus do vinho e da orgia, na Grécia, havia um deus muitíssimo semelhante a Baco, seu nome era Dionísio, da Mitologia Grega Dionísio era o deus do vinho e das orgias. Veja o que The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 diz a respeito da Bacchanalia, ou Bacanal, Baco e Dionísio e sobre o Festival Dionisiano:
“O Bacanal ou Bacchanalia era o Festival romano que celebrava os três dias de cada ano em honra a Baco, deusdo vinho. Bebedices e orgias sexuais e outros excessos caracterizavam essa comemoração, o que ocasionou sua proibição em 186dC.” (The Grolier Multimedia Encyclopedia)
Pois é, no Brasil o carnaval possui a conotação da transgressão. Disfarçado de alegria, a festa de Momo promove promiscuidade sexual, prostituição infantil, violência urbana, consumo de drogas, além de contribuir para a descontrução de valores primordiais ao bem estar da família.
Isto posto tenho plena convicção de que não vale a pena enredar-se as oferendas do Carnaval. Como crentes em Jesus, devemos nos afastar de toda aparência do mal. Participar da festa de Momo significa se deixar levar por valores anti-cristãos e imorais permitindo assim que o adversário de nossas almas semeie em nossos corações conceitos absolutamente antagônicos aos ensinos deixados por Jesus.
Para terminar essa reflexão, compartilho um poema de Jerônimo Gueiros (1880-1954) que foi um ministro presbiteriano nordestino muito conhecido por seu rico ministério, no Recife, e por suas qualificações como literato e apologista da fé cristã. De sua lavra surgiram artigos penetrantes, livros inspiradores e poesias tão belas quanto incisivas e pertinentes aos temas apresentados.

 Observe a letra com atenção

“Carnaval! Empolgante Carnaval!
Festa vibrante!Festa colossal!

Festa de todos: de plebeus e nobres,
Que iguala, nas paixões, ricos e pobres.
Festa de esquecimento do passado,
De térreo paraíso simulado…
Falsa resposta à voz do coração
De quem não frui de Deus comunhão,
Festa da carne em gozo desbragado,
Festa pagã de um povo batizado,
Festa provinda de nações latinas
Que se afastaram das lições divinas.
Ressurreição das velhas bacanais,
Das torpes lupercais, das saturnais
Reino de Momo, de comédias cheio,
De excessos em canções e revolteio,
De esgares, de licença e hilaridade,
De instintos animais em liberdade!
Festa que encerra o culto sedutor
De Vênus impúdica em seu fulgor.
Festa malsã, de Cristo a negação,
Do “Dia do Senhor” profanação.
Carnaval!Estonteante Carnaval!
Desenvoltura quase universal!
Loucura coletiva e transitória,
Deixa do prazer lembrança inglória,
Festa querida, do caminho largo,
De início doce, mas de fim amargo…
Festa de baile e vinho capitoso,
Que morde como ofídio venenoso,
Que tira do homem sério o nobre porte,
E gera o vício, o crime, a dor e a morte.
Carnaval!Vitando Carnaval!
Festa sem Deus!Repúdio da moral!
Festa de intemperança e gasto insano!
Trégua assombrosa do pudor humano,
Que solta a humana besta no seu pasto:
O sensualismo aberto mais nefasto!
Festas que volve às danças do selvagem
E do africano, em fúria, lembra a imagem,
Que confunde licença e liberdade
Nos aconchegos da promiscuidade
Sem lei, sem norma, sem qualquer medida,
Onde a incauta inocência é seduzida,
Onde a mulher, às vezes, perde o siso
E o cavalheiro austero o são juízo;
Onde formosas damas, pela ruas,
Exibem, saltitando, as formas suas,
E no passo convulso e bamboleante,
Em requebros de dança extravagante,
Ouvem, no “frevo” , as chufas e os ditados
Picantes, de homens quase alucinados,
De foliões audazes, perigosos,
Alguns embriagados, furiosos!
Muitos, tirando a máscara, em tais dias,
Revelam, nessas loucas alegrias,
A vida que levaram mascarados
Com a máscara dos homens recatados…
Carnaval!Perigoso Carnaval!
Que grande festa e que tremendo mal!
Brasil gigante, atenção! Atenção!
O Carnaval é festa de pagão!
Repele-o! Que te traz só dor e morte!
Repele-o! E inspira em Deus a tua sorte.

Pense nisso!

Fonte:púlpito Cristão


 A reportagem da jornalista sobre verdades falsas do carnaval
Cristãos comemoram a reportagem da jornalista paraibana da Tambaú Notícias, Rachel Sheherazade, sobre as 'verdades falsas do carnaval.'
A Jornalista que gerou polêmica com o vídeo “Esperando a quarta-feira de Cinzas,” falando sobre as ‘verdades falsas do carnaval,’ e um que postou ontem sobre “o que vem depois do carnaval,” chamou a atenção do público cristão, trazendo elgogios à jornalista.
“Graças a Deus existem pessoas fora do meio cristão, que também não apóiam o carnaval, a festa da carne, do desvario e do esbanjamento do dinheiro e serviço público,” postou o pastor metodista José Carmo da Silva em um blog.
A jornalista publicou primeiramente a reportagem polêmica sobre o carnaval, mencionando e questionando a quantidade de dinheiro que é gasto com o festival, as consequências da violência, excesso do consumo de bebida, entre outros. Essa franqueza e coragem na exposição dos comentários, foi motivo de felicitações.
“Parabéns à jornalista Rachel. Além de haver poucas pessoas com coragem para falar certas verdades que o brasileiro precisa ouvir é preciso dizer que são poucas as oportunidades de se divulgar verdades tão flagrantes quanto a que ela afirma. Acordem irmãos brasileiros, o carnaval é (sic.) negócios que interessam a alguns, enquanto isso, o povo que se deleita nessa festa, torna-se alienado, marionete,” disse um blogueiro cristão.
Em seu primeiro vídeo a jornalista abordou as “verdades falsas do carnaval,” citando entre elas que o brasileiro adora o carnaval. Segundo a jornalista, a maioria do povo “não foi para a rua ou por que não gosta de carnaval ou por que não se reconhece mais nessa festa dita popular.”
Uma outra verdade falsa, ela disse que “o carnaval é uma festa genuinamente brasileira.”
Rachel afirmou que a festa é originalmente da “Europa, durante a era viotriana e se espalhou mundo afora.”E mencionou também que o carnaval virou negócio – ‘dos ricos.’
“Milhões de reais são pagos a artistas da terra e fora dela para garantir o circo a uma população miserável que não tem sequer o pão na mesa.”
Entre outras coisas a jornalista comentou sobre a quantidade de ambulâncias disponibilizadas no desfile de carnaval “para atender aos bêbados de plantão e valentões que se metem em brigas e quebra quebra.”
E questionou, “Onde estão essas mesmas ambulâncias quando uma mãe de família precisa socorrer um filho doente? Quando um trabalhador está infartando?”
Falando sobre os lucros ela afirmou que o carnaval somente dá lucro para “donos de cervejaria, proprietários de trios elétricos e artistas baianos...”
“Alguém já parou para calcular o quanto o estado gasta para socorrer vítimas de acidentes causados por foliões embriagados? Quantos milhões são pagos em indenizações por morte ou invalidez decorrentes desses acidentes?”
E finalmente, terminado o carnaval, a jornalista postou um outro vídeo entitulado “o que vem depois do carnaval?” nesta última quarta-feira.
“Antes tarde do que nunca, finalmente, é quarta-feira de cinzas. Agora sim, três meses depois do Reveillon o ano vai começar... agora que o efeito enebriante do carnaval já passou é hora de viver a vida real...” disse ela.
E completou, “agora sim é hora de encarar o irrisório salário mínimo, hora de prestar contas com o mais faminto leão da receita, o fim das pensões vitalícia para os ex-governadores, ... é hora de estimular a economia, combater as diferenças sociais, combater o crime, a impunidade ... agora que o carnaval terminou que tal tentar fazer do Brasil o país da verdadeira alegria?”
Rachel urgiu para uma “Alegria que não dure apenas cinco dias. Mas que perdure o ano inteiro. E possa alcançar a todos os brasileiros indistintamente. Porque dependendo do nosso grau de comprometimento ou omissão, o futuro deste país poderá ser de riso ou de lamento.”

Fonte: Christian Post

*20 dicas para organizar a vida

ORGANIZAR A VIDA NEM SEMPRE É FÁCIL.
SÃO MUITAS AS INFORMAÇÕES E POUQUISSÍMO O FOCO QUE TEMOS EM CADA UMA DELAS.
ASSIM QUASE NUNCA É MOLE TOMAR AS RÉDIAS DA SUA ROTÍNA E COLOCAR TUDO NOS EIXO.
MAS ESSA TAMBÉM NÃO É UMA MISSÃO IMPOSSÍVEL!
VEJA A SEGUIR 20 DICAS QUE VÃO AJUDAR VOCÊ A COLOCAR TUDO NO SEU LUGAR.

1-Planejar é fundamental
Divida suas tarefas em três critérios:urgentes(cujo o tempo acabou ou está em vias de)
Importantes(aquilo que vai trazer retorno)
Circunstancias(que você pode deixar para fazer depois)

2-Seja realista
Trabalhando e estudando ao mesmo tempo pode tornar a sua rotina uma loucura.
É fato:Você estará sobrecarregado(a)
se essa é a sua realidade,saiba que você tem de ter um nível de planejamento
maior do que as outras pessoas.

3-Arrume sua mesa de trabalho
Parece que um furacão invadiu?
Então,trate de tirar as revistas e papéis que não fazem parte do seu trabalho
tenha apenas o que você vai usar.
Você consegue se encontrar melhor.

4- Invista em fotos
É legal ter fotos na mesa de trabalho elas fazem você se sentir bem,em casa.
Mas cuidado para não poluir demais seu espaço profissional,isso pode atrabalhar
sua concentração.2 ou3 fotos estão de bom tamanho.

5-Tenha uma agenda
E não se desgrude dela se você  for dessas pessoas que  vivem esquecendo
o que deve fazer.
Faça lista por ordem de prioridades
marque tudo que lembrar e nunca esqueça de checar a agenda.

6-Fique de olho no relógio
Não basta saber o que tem de fazer.
É preciso levar em conta o tempo de duração de cada tarefa.
Se você trabalha 8hs por dia por exemplo,programe suas tarefas
em 6hs,deixando 2hs para emprevistos como levar mais tempo para concluir um trabalho difícil.

7-Use a internet a seu favor
Se você trabalha de frente para o computadoro dia inteirinho
e tem intimidade com a tecnologia saíba que pode usar sites e softwares a favor da sua
organização ex:google agenda (www.google.com/calendar).

8-Não perca tempo
Deixe para usar msn,orkut,facebook ou twitter só nas horas vagas.
Todas essas ferramentas são divertidas mas ajuda a se destrair.
Também é bom separar um tempo específico do dia ,mais tranquilo para checar
e-mails pessoais e ler notícias.

9-Faça uma planilha financeira
Você vive se perdendo nas contas?
Gastando mais que deveria?
Anote tudo o que gastar e guarde os comprovantes de pagamento.

10-Aposte nas caixas
Na mesa de trabalho ou proximo tenha sempre 2 caixas.
Na primeira  você concentra todos os papeis com itens que precisa trabalhar naquele dia.
Já na segunda coloque as questões pendentes que aguardam resposta.

11-Separe a roupa antes de dormir
Pela manhã o tempo é mais curto e o sono é maior,você pode ter mais dificuldade em escolher
a melhor roupa estar combinações e sair atrasado(a)
ou ainda fazer aquela bagunça de peças espalhadas em cima da cama.

12-Doe peças que não usa
Seu guarda-roupas não condiz com o número de peças que você tem?
Então faça uma seleção básica.
Doando o que você já usou no ano passado e as que não servem mais doe também
o que ganhou e não gostou.
Ao fazer isso no seu armário,todas as suas roupas ficarão bem mais visíveis e a mão.

13-Estabeleça a hora da faxina
Sua vida é corrida e as vezes não sobra tempo para deixar a casa arrumada
por isso é necessário criar uma rotina
ex:Tarefa diária
Tarefa semanal
Tarefa mensal

14- Frequente uma academia
Fazer academia é algo que você riscou da sua lista alegando falta de tempo.Certo?
Mas com o planejamento semanal é possível encaixar uma atividade física,
tão importante para o corpo e a cabeça em ordem.
Uma dica é escolher uma academia proximo ao trabalho ou proximo a sua casa
para você não perder tempo.

15-Peça ajuda a um amigo(a)
Outros podem ajudar você a ser mais organizado mas isso,é claro se você for alguém que
aceite critícas facilmente.

16-Abaixo aos papeizinhos
Nada de anotar as informações em postits.
Esse é o principal passo para perde-los por ai,
escreva em uma agenda (seja ela high-tech ou tradicional)
O importante é concentar as informações em um só lugar.

17-Programe o fim de semana
Quantas vezes você ficou sem plano ou tentou fazer uma coisa ou outra e no fim
não resolveu nada.
Começe planejando à partir de sexta-feira seu final de semana ficará bem mais produtivo.

18-Coloque os objetos no devido lugar após utiliza-los
A melhor maneira de não perder as chaves  é pendurar em um porta-chaves.
Dê aos objetos lugares específicos para serem guardados para que possa sempre encontra-los.

19-Negocie os prazos das tarefas
Você acha que não vai dar tempo?
Não se esstresse!
fique segura para finalizar uma coisa de cada vez.

20-Mantenha-se bem alimentada
Se você vive na correria,sem se alimentar direito,deve saber os prejuizos que este mau
habito causa à sua saúde, como intestino que não funciona direito e também é bem mais difícil manter o peso se a cada dia você come em um horário diferente.
Por isso tenha conciência de que  o momento da refeição é sagrado.
Estabeleça horários para o café da manhã,almoço,lanche da tarde e jantar.
Assim,você não fica com fome de leão em hora errada e consegue comer moderadamente.

Fonte:personalassitant






MDM

Cursos